top of page
Logomarca: Cabeça de uma mulher com cabelos pretos na altura do queixo e com franja. Não apresenta olhos e nariz. Tem uma boca bem desenhada e fechada. Sobre a franja tem a marca de uma lua bem fina em formato minguante para a direita voltada para parte superior e abaixo da imagem escrita: a palavra coletivo em letra de imprensa e depois Antônia em letras cursivas. Site com acessibilidade. Click nas fotos para dêscrição. Cabeçalho e rodapé com seis fotos cada, posicionadas lado a lado da esquerda para a direita de diferentes momentos de apresentações do grupo.

LAB POPI
Laboratório de Poéticas Cênicas para a Primeira Infância

labpopi_site.png

Sobre o LAB POPI

Curadoria: Coletivo Antônia​​

 

Apresentação

 

O LAB POPI - Laboratório de Poéticas Cênicas para a Primeira Infância é um espaço inovador de pesquisa e criação em artes cênicas voltado especialmente para o público da primeira infância, ou seja, bebês e crianças de zero a seis anos. Esta é a primeira edição do LAB POPI, que marca o início de uma série de iniciativas dedicadas a fomentar e valorizar as artes para a primeira infância no Brasil.

 

Entre outubro e dezembro de 2025, artistas, grupos e projetos selecionados participarão de um processo formativo híbrido — que combina encontros virtuais e presenciais — com uma programação rica em bate-papos, tutorias individuais, oficinas práticas, encontros formativos e intercâmbios com profissionais e artistas convidados do Brasil e do exterior. O objetivo é fomentar a pesquisa e a experimentação de linguagens cênicas que dialoguem de maneira profunda e respeitosa com os universos da primeira infância.

 

O LAB POPI está estruturado em três eixos principais, que guiam as investigações e as criações artísticas durante o laboratório:

 

  • Dramaturgia: aborda a construção de narrativas poéticas, explorando como a cena pode se relacionar com o imaginário e a percepção do público;

  • Corpo: compreende o corpo como expressão, presença e relação no fluxo de criação;

  • Direção de Arte: foca na criação de dispositivos de percepção e composição cênica — incluindo elementos visuais, sonoros e espaciais — que estimulem a experiência sensorial e estética.

 

Ao término do processo, os artistas e projetos envolvidos apresentarão suas criações em apresentações ao vivo voltadas para bebês e crianças, configurando um momento público que reúne o resultado das pesquisas e práticas desenvolvidas no laboratório, promovendo a circulação de novas poéticas cênicas para a primeira infância.


O LAB POPI reafirma o compromisso do Coletivo Antônia com a valorização da infância enquanto etapa fundamental do desenvolvimento humano e com a democratização do acesso às artes desde os primeiros anos de vida, contribuindo para a formação de públicos sensíveis, críticos e criativos.

 

Pessoas convidadas:

 

Adrián Hernández e José Aguero (Teatro al Vacío - Argentina/México); Beatrice Martins, Julia Henning e Maíra Moraes (Coletivo Instrumento de Ver - Brasília/DF); Giselle Rodrigues (Brasília/DF); Jonathan Andrade (Brasília/DF); Nay Jinknss (Belém/PA); Roustang Carrilho (Brasília/DF); Sandra Vargas e Luiz André Cherubini (Grupo Sobrevento - São Paulo/SP); e Soraya Portela e Layane Holanda (Instituto Punaré - Teresina/PI).

 

A quem se destina:

 

O LAB POPI é voltado para pessoas maiores de 18 anos, artistas, grupos ou projetos de todo o território nacional que se dedicam ou desejam desenvolver pesquisas e projetos criativos para bebês e crianças de 0 a 6 anos de idade. Poderão ser selecionados até quatro artistas e/ou projetos de diferentes regiões do Brasil, valorizando a diversidade de idades, gêneros, territórios e perfis sociais.

 

Com o objetivo de fortalecer os movimentos artísticos locais, ao menos uma vaga será destinada a artistas do Distrito Federal, região-sede do projeto.

 

Como medida concreta para o enfrentamento das desigualdades estruturais da sociedade brasileira e a pluralização do acesso ao laboratório, o LAB POPI também garantirá, mediante inscrição,  ao menos uma vaga para artistas e/ou projetos com participação de pessoas negras, indígenas, transgênero e/ou com deficiência.

 

Período: 27 de outubro e 20 de dezembro

Horários: 

 

As atividades do programa serão realizadas em formato híbrido (online e presencial), em turnos e horários previamente definidos, conforme o cronograma em anexo.

 

Caso você tenha algum impedimento para participar nos dias e horários propostos, entre em contato pelo e-mail: coletivoantonia@gmail.com.

Acesse aqui o cronograma detalhado do programa!

Importante: As datas e horários poderão sofrer ajustes ao longo do programa.

 

Inscrições:

 

Para participar do LAB POPI, as pessoas interessadas deverão enviar:

  • Um vídeo de até 5 minutos explicando a motivação para participar do laboratório; e

  • Um currículo resumido.

 

Processo de Seleção e Cronograma:

 

O LAB POPI, seguirá o cronograma abaixo para inscrições, seleção e realização das atividades:

  1. Período de inscrições: 08 a 24 de outubro de 2025

  2. Divulgação das/os selecionadas/os: 25 de outubro de 2025

  3. Início do programa: 27 de outubro de 2025

  4. Encerramento do programa: 19 de dezembro de 2025

  5. Compartilhamento público dos resultados finais: 20 de dezembro de 2025

Bolsas e apoio à criação:

 

Serão selecionados até 4 projetos artísticos voltados a bebês e crianças de 0 a 6 anos. Os projetos escolhidos receberão bolsa de apoio financeiro no valor total de R$ 4.000,00 por projeto (mediante emissão de Nota Fiscal).

 

O edital é nacional, ou seja, pessoas de qualquer lugar do Brasil podem se inscrever. Contudo, participantes de fora de Brasília devem arcar integralmente com os custos de sua vinda e permanência, incluindo: Transporte; Deslocamentos internos; Hospedagem; e Alimentação.

 

 

 

 

 

Realização: Coletivo Antônia

Apoio: Andaime Cia de Teatro, Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude - CBTIJ,  Inova Roda Produções e Vincular - Red de Creación Escénica de Teatro para los Primeros Años.

 

Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do GDF.

© 2009 by Coletivo Antônia.

bottom of page