![]() click foto 1Foto colorida: Fundo escuro. Apresentação com muitas pessoas sentadas assistindo. Em primeiro plano, menina branca, aproximadamente cinco anos, tem cabelos pretos com franja, veste casaco vermelho, calça verde, ela assiste o espetáculo com a mão direita na boca. Do lado direito um homem branco de cabelos pretos, veste camiseta branca, também assiste há apresentação. Em segundo plano mais ao fundo aparece uma mulher branca de cabelos castanhos soltos, usa óculos e está com uma criança branca | ![]() click foto 2Foto colorida: Fundo escuro com evidência em duas crianças que assistem o espetáculo. Um menino de aproximadamente três anos, está de pé demonstrando alegria com o que vê. Ele é branco, cabelos claros e encaracolados, veste camisa branca e vibra com os braços e as mãos espalmadas estendidas a frente de seu corpo. Do seu lado direito um outro garoto de aproximadamente quatro anos, branco, cabelos curtos, veste camiseta cinza, está sentado com as mãos sobre a cabeça como quem vibra. | ![]() click foto 3Foto colorida: Fundo escuro com luzes clareando o ambiente em tom alaranjado. Em primeiro plano uma mulher branca de cabelos escuros e compridos está deitada no chão. Ela veste camiseta e calça claras que aparentam amarelo por conta da luz e segura um balão amarrado em um fio com a mão direita. Ao redor aparecem crianças sentadas pelo chão. | ![]() click foto 4Foto em preto e branco: Bebê branco de aproximadamente um ano, cabelos escuros usa babador escuro e olha atentamente para alguma coisa. Ele está sentado no colo de uma mulher. |
|---|---|---|---|
![]() click foto 5Fundo escuro e em primeiro plano sentado no chão, um menino branco que veste camiseta azul com estampa de um fusca branco, short amarelo e tênis laranja com meias brancas. Ao fundo logo atras dele um adulto branco olha para outra direção. E do lado esquerdo ao fundo aparece uma menina branca, cabelos castanhos presos em rabo de cavalo, veste camiseta laranja e short estampado em roxo e branco. | ![]() click foto 6Foto colorida: Em tom alaranjado, da direita para esquerda, lado a lado, tem-se três mulheres e três crianças que tem de um a três anos aproximadamente que estão sentadas olham em uma única direção e apreciando uma apresentação. No canto inferior esquerdo tem uma criança branca de cabelos claros de pé e que também está observando a apresentação. |
LAB POPI
Laboratório de Poéticas Cênicas para a Primeira Infância

Sobre o LAB POPI
Curadoria: Coletivo Antônia
Apresentação
O LAB POPI - Laboratório de Poéticas Cênicas para a Primeira Infância é um espaço inovador de pesquisa e criação em artes cênicas voltado especialmente para o público da primeira infância, ou seja, bebês e crianças de zero a seis anos. Esta é a primeira edição do LAB POPI, que marca o início de uma série de iniciativas dedicadas a fomentar e valorizar as artes para a primeira infância no Brasil.
Entre outubro e dezembro de 2025, artistas, grupos e projetos selecionados participarão de um processo formativo híbrido — que combina encontros virtuais e presenciais — com uma programação rica em bate-papos, tutorias individuais, oficinas práticas, encontros formativos e intercâmbios com profissionais e artistas convidados do Brasil e do exterior. O objetivo é fomentar a pesquisa e a experimentação de linguagens cênicas que dialoguem de maneira profunda e respeitosa com os universos da primeira infância.
O LAB POPI está estruturado em três eixos principais, que guiam as investigações e as criações artísticas durante o laboratório:
-
Dramaturgia: aborda a construção de narrativas poéticas, explorando como a cena pode se relacionar com o imaginário e a percepção do público;
-
Corpo: compreende o corpo como expressão, presença e relação no fluxo de criação;
-
Direção de Arte: foca na criação de dispositivos de percepção e composição cênica — incluindo elementos visuais, sonoros e espaciais — que estimulem a experiência sensorial e estética.
Ao término do processo, os artistas e projetos envolvidos apresentarão suas criações em apresentações ao vivo voltadas para bebês e crianças, configurando um momento público que reúne o resultado das pesquisas e práticas desenvolvidas no laboratório, promovendo a circulação de novas poéticas cênicas para a primeira infância.
O LAB POPI reafirma o compromisso do Coletivo Antônia com a valorização da infância enquanto etapa fundamental do desenvolvimento humano e com a democratização do acesso às artes desde os primeiros anos de vida, contribuindo para a formação de públicos sensíveis, críticos e criativos.
Pessoas convidadas:
Adrián Hernández e José Aguero (Teatro al Vacío - Argentina/México); Beatrice Martins, Julia Henning e Maíra Moraes (Coletivo Instrumento de Ver - Brasília/DF); Giselle Rodrigues (Brasília/DF); Jonathan Andrade (Brasília/DF); Nay Jinknss (Belém/PA); Roustang Carrilho (Brasília/DF); Sandra Vargas e Luiz André Cherubini (Grupo Sobrevento - São Paulo/SP); e Soraya Portela e Layane Holanda (Instituto Punaré - Teresina/PI).
A quem se destina:
O LAB POPI é voltado para pessoas maiores de 18 anos, artistas, grupos ou projetos de todo o território nacional que se dedicam ou desejam desenvolver pesquisas e projetos criativos para bebês e crianças de 0 a 6 anos de idade. Poderão ser selecionados até quatro artistas e/ou projetos de diferentes regiões do Brasil, valorizando a diversidade de idades, gêneros, territórios e perfis sociais.
Com o objetivo de fortalecer os movimentos artísticos locais, ao menos uma vaga será destinada a artistas do Distrito Federal, região-sede do projeto.
Como medida concreta para o enfrentamento das desigualdades estruturais da sociedade brasileira e a pluralização do acesso ao laboratório, o LAB POPI também garantirá, mediante inscrição, ao menos uma vaga para artistas e/ou projetos com participação de pessoas negras, indígenas, transgênero e/ou com deficiência.
Período: 27 de outubro e 20 de dezembro
Horários:
As atividades do programa serão realizadas em formato híbrido (online e presencial), em turnos e horários previamente definidos, conforme o cronograma em anexo.
Caso você tenha algum impedimento para participar nos dias e horários propostos, entre em contato pelo e-mail: coletivoantonia@gmail.com.
Acesse aqui o cronograma detalhado do programa!
Importante: As datas e horários poderão sofrer ajustes ao longo do programa.
Inscrições:
Para participar do LAB POPI, as pessoas interessadas deverão enviar:
-
Um vídeo de até 5 minutos explicando a motivação para participar do laboratório; e
-
Um currículo resumido.
Processo de Seleção e Cronograma:
O LAB POPI, seguirá o cronograma abaixo para inscrições, seleção e realização das atividades:
-
Período de inscrições: 08 a 24 de outubro de 2025
-
Divulgação das/os selecionadas/os: 25 de outubro de 2025
-
Início do programa: 27 de outubro de 2025
-
Encerramento do programa: 19 de dezembro de 2025
-
Compartilhamento público dos resultados finais: 20 de dezembro de 2025
Bolsas e apoio à criação:
Serão selecionados até 4 projetos artísticos voltados a bebês e crianças de 0 a 6 anos. Os projetos escolhidos receberão bolsa de apoio financeiro no valor total de R$ 4.000,00 por projeto (mediante emissão de Nota Fiscal).
O edital é nacional, ou seja, pessoas de qualquer lugar do Brasil podem se inscrever. Contudo, participantes de fora de Brasília devem arcar integralmente com os custos de sua vinda e permanência, incluindo: Transporte; Deslocamentos internos; Hospedagem; e Alimentação.
Realização: Coletivo Antônia
Apoio: Andaime Cia de Teatro, Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude - CBTIJ, Inova Roda Produções e Vincular - Red de Creación Escénica de Teatro para los Primeros Años.
Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do GDF.






